Seja bem vindo ao Blog da Matemática - Escola Willy Roos

Prezados usuários, aqui vocês poderão expor opiniões sobre vários assuntos durante o ano de 2010.



Um abraço Professora Noeli

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A BELEZA DOS FRACTAIS


GEOMETRIA FRACTAL

É fato consumado que as tecnologias da informação e comunicação estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, desde o ato de ouvir um rádio, assistir a um jogo pela televisão, tirar um extrato do movimento da conta corrente ou receber benefícios via cartão magnético, entre outros tantos recursos. Estas tecnologias influenciaram e influenciam a maneira de como lidamos com a informação.

As informações chegam até nós cada vez mais rapidamente, precisa-se saber filtrá-las e apropriar-se das que trazem conhecimento. A maior fonte de informação e de apropriação de conhecimento ainda é a escola, mas ela não pode estar alheia a todo o processo de globalização que envolve o planeta. A comunicação entre locais diversificados do mundo se tornou algo comum com o advento da informática e mais tarde a internet. A grande maioria dos alunos já nasceu na era da Informação e da Comunicação, portanto é natural para os mesmos lidar com as diversas tecnologias disponíveis. Conforme Moran ( 2000 ):
“Cada vez mais poderoso em recursos, velocidade, programas e comunicação, o computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, idéias”.
Segundo LÉVY, a construção do conhecimento passa a ser igualmente atribuída aos grupos que interagem no espaço do saber. Ninguém tem a posse do saber, as pessoas sempre sabem algo, o que as tornam importante quando juntas, de forma a fazer uma inteligência coletiva. "É uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências." (LÉVY, 1998, p. 28)

A Internet é um novo meio de comunicação, ainda embrionário, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender. Certamente favorecem a construção cooperativa e colaborativa, o trabalho conjunto entre professores e alunos, próximos física ou virtualmente. Podemos participar de uma pesquisa em tempo real, de um projeto entre vários grupos, ou de uma investigação sobre um problema de atualidade.
Durante muito tempo a geometria euclidiana foi considerada como a geometria que melhor descrevia o mundo em que vivemos. Porém ao longo do tempo surgiram questionamentos sobre sua consistência, sendo principalmente relacionado ao quinto postulado de Euclides, o que gerou um grande acontecimento na história da matemática: a descoberta de geometrias não euclidianas. Isso abriu caminho para novas geometrias. Dentre essas novas geometrias, temos o surgimento da geometria fractal. A partir dos estudos do matemático Benoit Mandelbrot; houve a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade e o acesso ao computador, fato esse que fez com que a mesma se difundisse nos meios digitais e em espaços pedagógicos. A inserção de fractais nos ensinos fundamentais e médios vem colaborar com o ensino da Matemática, preenchendo algumas lacunas que foram deixadas pela geometria euclidiana, principalmente no que diz respeito às formas existentes na natureza Moran dizia: “É importante humanizar a tecnologia: são meios, caminhos para facilitar o processo de aprendizagem” ( Moran, 2007 )

Nenhum comentário: